Após um ano repleto de vitórias, MC Tubarão projeta metas para 2024
Prestes a comemorar 50 anos de história e quase 30 na criação de protótipos, a equipe gaúcha de automobilismo MC Tubarão chega ao final de 2023 repleta de vitórias. Comandada por Tiel Andrade e o irmão Carlos Geison de Andrade, o Né, a equipe foi a grande vitoriosa dos campeonatos que disputou.
Herdeiros da paixão e do profissionalismo do pai Carlinhos Andrade, falecido em 2019, fundador da MC (então Mecânica Carlinhos) e pai dos protótipos Tubarão, que iniciou a carreira em 1975, os irmãos Andrade se qualificam como grandes construtores e preparadores de carros de alta performance.
Além da vitória da MC Tubarão no Super Turismo, categoria da Federação Gaúcha de Automobilismo que levou para a linha de chegada o protótipo preto e vermelho que já é marca registrada da equipe, foram quatro carros preparados para a temporada do Império Endurance Brasil, para os times da Autlog Racing Team e Eurobike.
No Super Turismo, os desenvolvedores de Campo Bom disputaram o campeonato na classe GT, a categoria mais importante da competição, com o protótipo Tubarão MC40 #5. “Tivemos um desenvolvimento muito bom do carro”, afirma Tiel Andrade, líder da equipe. O carro, que foi desenvolvido durante o ano de 2022 em tempo recorde (foram 28 dias!), chegou ao ápice com a vitória no Super Turismo no dia 18 de novembro. “Conseguimos colher os frutos e extrair do carro tudo o que ele podia nos dar, realizando corridas muito boas, quase perfeitas”, afirma Tiel, que dividiu a pilotagem com Julio Martini.
A vitória inédita no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, foi celebrada depois de uma temporada super disputada, na qual quem vencesse levava o título. “Quando estávamos na corrida final, havia quatro carros que podiam levar o título, então foi um campeonato muito brigado”, comemora Tiel.
O mesmo sentimento de vitória se dá com a participação no Império Endurance Brasil. A MC Tubarão preparou os carros Mercedes AMG #31 (Autlog), dos pilotos Renan Guerra e Marco Pisani; Ford Mustang #22 (Autlog), do trio André Moraes Jr., Leandro Ferrari e Flávio Abrunhoza; BMW M2 CS Racing #64 (Eurobike), da dupla Lucas Foresti e Victor Foresti; e Audi RS3 TCR #05 (Eurobike), de Henry Visconde e Marco Túlio, com ótimos desempenhos. Das oito corridas, a MC Tubarão obteve a vitória em cinco, somando o vice-campeonato para o piloto André Moraes Jr., da Autlog. Em nível regional, a MC Tubarão ainda esteve no Campeonato Gaúcho de Endurance na classe P2, com Tiel e o protótipo Tubarão XII.
Todo esse desempenho nas pistas levou a MC Tubarão a ser homenageada pela prefeitura de Campo Bom, sede da empresa, na Noite dos Campeões, que destaca os líderes nos mais variados esportes no município.
Apoiada pela Viemar Automotive, que fornece componentes de suspensão e direção para os veículos projetados pela equipe, a MC Tubarão aposta muito no desenvolvimento conjunto para buscar o melhor que cada carro pode entregar. “Temos uma parceria excelente com a Viemar. Desde 2016, por exemplo, utilizamos a caixa de direção especial para competições da Viemar (Viemar Motorsport) sem que dê qualquer problema, além de toda a linha de uniballs”, explica Tiel.
Um diferencial nosso, os uniballs são terminais rotulares, produzidos com matérias-primas nobres e processos de alta precisão, utilizados em terminais de direção, bandejas e braços de suspensão. Mais leves e robustos, garantem durabilidade no uso extremo das pistas e precisão na condução do veículo.
Mas quem pensa que as peças Viemar utilizadas pela MC Tubarão são exclusivas da linha Motorsport, muito se engana. O GT 40 da equipe, por exemplo, que esteve em exposição no nosso estande na Automec, maior feira do setor automotivo na América Latina, em abril, usa os mesmos pivôs de suspensão aplicados no Audi A3 que roda nas ruas no dia a dia, o que faz com que Tiel vibre: “Estamos muito felizes com esse negócio!”.
Tiel destaca, ainda, que a MC Tubarão praticamente não tem patrocinadores, mas apoiadores como a Viemar. Empresas que acreditam no automobilismo e veem na parceria com grandes equipes a possibilidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos. São exemplos que estão com a MC Tubarão a Dacar, de motores, a ProTune, de injeção eletrônica, a TechParts, de pastilhas de freio, entre outros.
Para 2024, Tiel, que pilota e dirige a equipe com o irmão Né, a expectativa é das melhores possíveis, principalmente depois desse ano que se encerra. “Estamos trabalhando para a Mil Milhas Brasileiras, outra corrida que voltou com força total, que acontece dia 28 de janeiro. Acho que vai ter quase 40, 50 carros inscritos, e a gente vai com o MC40 e com a BMW que montamos, a M240”.
Os objetivos da equipe para este ano não param por aí. “Nós devemos continuar no Endurance Brasil com um ou dois carros, e temos um outro projeto rolando por fora, mas é algo que está em off ainda. E fora a clínica de pilotagem, que está indo para um caminho legal, então a gente quer cada vez mais investir nela também”.
Na clínica de pilotagem da MC Tubarão, qualquer pessoa pode participar. Tiel e Né reforçam que a proposta deste projeto é proporcionar uma clínica de experiência para quem gosta de carro e quer sentir o que é um veículo de corrida nas pistas. "A segurança é total. É um carro superseguro, tem capacete e toda a indumentária homologada. Tem rádio para falar com o instrutor, então sempre vai ter alguém do lado do piloto, mostrando o que ele tem que fazer".
Se você ficou interessado na clínica de pilotagem e quer conhecer mais sobre a história da equipe MC Tubarão, vale a pena conferir o bate-papo que tivemos com os irmãos no segundo episódio do V Cast:
Youtube:
https://youtu.be/iWODr2NAMxc?si=ryon6klH7qwqCjPv
Spotify e Anchor:
https://open.spotify.com/episode/39fCLfLzMZFwckBXSI9bu1?si=6XfD05LyR8maUHzxyaqtFw
*Informações sobre valores e dúvidas sobre a clínica de pilotagem, entre em contato com a MC Tubarão no Instagram: https://www.instagram.com/mctubarao/.
Comentários