Poucas vezes o automobilismo nacional conseguiu reunir gerações tão distantes de pilotos importantes. Muitos deles reconhecidos pelas façanhas ao volante, outros também pelo esforço extra pista para manter viva a paixão do público pelo esporte. Entre os homenageados o embaixador da Viemar Automotive e tetracampeão da Stock Car, Paulão Gomes, que no último domingo (5/5) participou do “Stock Car Legends”, que reuniu pilotos que construíram a fama da Stock Car como a principal do continente e, nessa trajetória, conquistaram mais de 300 pódios, 200 vitórias e 24 títulos. Na sequência, o público assistiu à rodada dupla da atual geração de competidores, a Stock Car moderna. Complementando a programação, foi disputada uma prova de exibição da Old Stock, categoria que utiliza Opalas com regulamento inspirado nos Stock Car dos anos 70 e 80.

 

A corrida de exibição dos pilotos históricos contou com os principais ídolos dos anos de formação da categoria. Eles levantaram o público na arquibancada com uma largada lançada em alta velocidade. O pole position Paulão Gomes, foi escolhido por unanimidade entre todos os pilotos para largar na posição de honra do grid, por ter sido o primeiro campeão da categoria e o maior ícone, que representa o espírito da Stock Car, onde segue sua saga com seus filhos: Marcos Gomes, campeão de 2015, Pedro Gomes, que disputou várias temporadas da categoria.

 

Logo nos primeiros metros, ficou claro que algo especial iria acontecer. Paulão Gomes, o pole position disparou na ponta, mas logo recebeu combate de craques como Adalberto Jardim, Chico Serra e Ingo Hoffmann. Os dois últimos, inclusive entraram nas curvas andando de lado, derrapando nas quatro rodas, em um balé controlado no qual chegaram a bater as laterais dos Opalas – tudo dentro da mais pura esportividade e no velho estilo que os tornou grandes campeões.

 

Ao final, todos pararam seus carros antes da linha de chegada. Desceram dos Opalas e receberam a bandeirada caminhando juntos, de mãos dadas. A cena emocionou o público e os próprios pilotos. A bandeirada final foi dada por Carlos Montagner, que atuou como diretor de provas da Stock Car por vários anos. Montagner foi aplaudido pelos pilotos históricos e todos receberam uma placa comemorativa personalizada, agradecendo a importância de cada um deles na construção da categoria e também a participação no evento de domingo.

 

“Foi um dia especial. Grandes histórias foram relembradas e muito do que vivemos na pista revivido. Reunir essa turma foi uma grande festa. Eu sigo acompanhando a Stock Car, mas muito seguiram outras trajetórias e puderam estar conosco nesse dia histórico”, relatou emocionado.