Alta temperatura e agentes externos: saiba a importância de substituir juntas a articulação axial e a coifa da caixa de direção.
As articulações axiais requerem cuidados especiais na hora da troca. Além de precisarem ser substituídas de par em par, já que sofrem o mesmo desgaste, é fundamental que a cada troca seja realizada também a substituição das coifas da caixa de direção.
Mas por que a coifa, também chamada de guarda-pó, é tão importante? Para começar, além de influenciar na vida útil dos componentes, diminuindo-a consideravelmente, quando ela apresenta algum dano gera barulhos, rangidos e outros problemas ao dirigir. A integridade da coifa se faz necessária porque é ela quem veda todo o sistema de direção. Quando apresenta alguma fissura, corte ou rasgo, está aberta a porta de entrada para todo tipo de agentes externos contaminantes, que ficam em contato com a graxa. São exemplos água, areia, terra, lama, poeira, entre outros.
Por isso um simples furo ou rasgo pode gerar uma troca indesejada em curto período de tempo. Sem contar que outro problema da contaminação é a folga que será gerada entre a esfera da axial e a bucha interna de poliacetal. Isso ocorre porque os agentes contaminantes, ao entrarem em contato com a esfera, provocam um efeito abrasivo, deteriorando os materiais e gerando desgastes. Com isso, vêm a folga e o consequente barulho ao dirigir. Um dos sinais do comprometimento do sistema que o motorista ou mecânico pode perceber ao estar na direção é que o volante fica com folga e trepidação.
Outro cuidado importante que o aplicador deve observar é com relação às caixas de direção do tipo pinhão e cremalheira, hoje utilizadas em veículos de passeio, alguns modelos de camionetes e até em caminhões. Elas demandam uma atenção especial com relação à vedação, uma vez que no geral estão instaladas muito próximas a regiões de exposição a altas temperaturas, como motor e escapamento. Esse contato faz com que as coifas sofram um desgaste acima do normal.
Nos kits de axial com coifa Viemar, o mecânico encontra um grande suporte, podendo fazer a substituição completa das axiais e coifas com maior eficiência. Para identificar se o componente tem kit com coifa, é só perceber se existe a letra K ao final da referência. Por exemplo, um dos códigos de aplicação da linha Fiat é o 680022; quando é 680022K, está identificando que é um kit. É a mesma aplicação, porém acompanhada da coifa de vedação. Salientamos que obedecem às mesmas dimensões e padrões das montadoras, proporcionando uma vedação sempre eficiente e sem comprometer o sistema de direção. Para cada projeto de axial há uma coifa específica.
Para facilitar a vida do mecânico, já apresentamos 72 kits de axial com coifa, capazes de atender 153 aplicações. Entre as mais vendidas, estão as referências 680022K - Fiat Palio 2001/2017; 680192K - Volkswagen Gol 2009/2021; 680494K - Chevrolet Onix 12/16; 680565K - Fiat Toro 2017/; 680646K - Toyota Hilux 2016/.
Produção própria
Aqui na Viemar, temos uma área específica de polímeros, que produz não só as coifas para as axiais como os guarda-pós dos terminais de direção e pivôs de suspensão. Com a fabricação própria, desenvolvida a partir de uma liga especial de elastômeros, conseguimos desenvolver melhorias e soluções que garantem um alto desempenho, com produtos que suportam tanto as altas temperaturas como as variações climáticas.
Comentários