A chegada das férias e do verão nos faz alertar para um hábito que em nada favorece a manutenção dos veículos e a segurança: trafegar na areia, na beira da praia. Ainda que haja áreas, geralmente as que comportam pessoas e veículos, que permitam a circulação, é preciso ter um extremo cuidado para evitar problemas tanto para os veranistas, que circulam livremente, como para os automóveis. Afinal, a beira da praia – exceto exceções – é considerada uma via terrestre, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Assim, verifique sempre se é permitido o tráfego e estacionamento de veículos na faixa de areia e restrinja-se à área definida. No geral, as praias são sinalizadas. E ainda que seja permitido trafegar nas áreas limitadas, lembre-se que praia combina com diversão e diversão combina com pessoas. Então, todo o cuidado é pouco.

 

Para que você fique por dentro do que pode e não pode fazer, listamos alguns lembretes com relação à manutenção veicular e às boas práticas de comportamento.

 

1. Manutenção veicular

 

Antes de sair de férias ou a passeio, faça a verificação regular do seu carro, a fim de garantir que o veículo esteja em boas condições antes de entrar na areia. Verifique os pneus, o sistema de suspensão, direção e freios, motor e parte elétrica.

 

Reduza a pressão dos pneus. Ao diminuir a pressão, aumenta-se a área de contato com o solo, evitando assim que o veículo afunde na areia.

 

2. Limpe o veículo

 

Faça uma limpeza adequada do veículo após a ida à praia. Areia, sal e ambiente costeiro são verdadeiros inimigos dos automóveis.

 

Para começar, remova resíduos de areia e sal, que podem causar corrosão. O sal, quando misturado à umidade, é altamente corrosivo, podendo danificar partes metálicas expostas da carroceria, chassis, suspensão e componentes do motor. Também

a areia pode agir como abrasivo, comprometendo a pintura, a superfície dos vidros e as partes expostas do veículo, tornando-as opacas ao longo do tempo.

 

Outro cuidado é que a areia pode se alojar em áreas sensíveis, como freios, causando desgaste prematuro e comprometendo o funcionamento adequado. Também as correias e rolamentos sofrem com a presença da areia e do sal, que podem diminuir a vida útil dos componentes.

 

Assim, enxaguar bem o veículo para remover resíduos, lavar regularmente a parte inferior do carro e realizar manutenções preventivas ajudam a minimizar eventuais danos. Além disso, proteções como ceras e selantes podem ser aplicadas para criar uma barreira protetora contra a maresia.

 

3. Atente aos filtros

 

Atente ao sistema de filtros. A entrada de areia nos sistemas do veículo, como filtros de ar, pode prejudicar o desempenho do motor e causar danos nos componentes internos.

 

4. E à elétrica

 

E fique ligado nos componentes elétricos. A salinização pode danificar e causar falhas nos sistemas eletrônicos.

 

5. Preserve do sol e calor

 

Também é importante preservar o veículo do sol e calor. Procure deixar o carro na sombra ou neutralize o calor. Se for ligar o ar-condicionado, primeiro deixe portas abertas e abra os vidros, para que haja a troca de calor.

 

6. Use capa

 

E se for ficar muito tempo na praia, use uma capa para proteger o veículo. Você pode até achar que é um exagero, mas experimente deixar o seu veículo exposto à combinação de sal, calor e umidade para ver o tamanho do estrago! Apenas cuide para que entre a capa e a lataria não se forme uma camada de umidade – portanto, tire a capa de vez em quando!

 

7. Cuidado com as coifas

 

Lembre-se também que as superfícies de borracha, como coifas ou guarda-pós, também sofrem mais no litoral. Na volta para casa, faça uma manutenção nos sistemas de direção e suspensão.

 

8. Boas práticas de comportamento

 

Observe essas regras:

Não trafegue em áreas protegidas: em reservas naturais, dunas protegidas ou locais com vida selvagem sensível, é proibida a circulação de veículos. Fique atento à sinalização e respeite as restrições.

 

Não exceda os limites de velocidade: não é porque está na praia que vale tudo. Quando circular, mantenha velocidade moderada, com foco na preservação da vida humana, animal e do ambiente, evitando assim transtornos, acidentes e deslizamentos que possam prejudicar o habitat natural.

 

Evite manobras bruscas e derrapagens: não faça manobras repentinas que venham a prejudicar a superfície da areia.

 

Evite sobrecarregar o veículo: a sobrecarga pode compactar excessivamente a areia. Não exceda a capacidade de peso indicada pelo fabricante.

 

Evite circular próximo à água do mar: a água salgada pode causar corrosão nos componentes do veículo. Mantenha uma distância segura.

 

Evite estacionar em áreas frágeis: não estacione sobre vegetação, dunas ou em áreas com o solo instável.

 

Não circule próximo a pessoas ou animais: mantenha uma distância segura de outras pessoas, animais e da vida marinha para garantir a segurança de todos.

 

Com esses cuidados, você pode passar o verão numa boa, preservando a vida, o ambiente e o seu carro.