Dicas para recuperar o veículo após a inundação.

No mês de maio, as regiões de Porto Alegre e Região Metropolitana, Vale do Taquari e outras localidades do Rio Grande do Sul, sofreram com uma enchente que atingiu medidas nunca vistas.

Residências, comércios e carros que estavam no caminho das águas foram atingidos e agora é o momento de recomeçar nossas vidas.

Para os veículos, montamos uma série de informações que podem auxiliar na recuperação. Inicialmente, a sugestão é encaminhá-lo a um profissional que possua condições técnicas e estruturais para recuperar o veículo.

 

Inicialmente a sugestão é encaminhá-lo para o profissional que possua condições técnicas e estruturais para recuperar o veículo. Não é um trabalho rápido, pois a condição de um veículo alagado ou que passou por uma inundação, não se resume apenas em uma limpeza geral.

 

Não adianta e não é recomendável, tentar funcionar o motor do veículo.

 

Aqueles que ficaram totalmente submersos, vão conter água por todos os componentes, e quando falamos todos, você pode ter certeza de que isso inclui motor e tanque de combustível.

Alguns questionamentos que imaginamos que você possa fazer:

 

1 – Será que estraga muito a parte mecânica?

 

É necessário que se faça uma varredura em todos os sistemas mecânicos do motor, da direção, da suspensão e dos freios.

 

Estes sistemas trabalham com peças que são responsáveis pela blindagem contra contaminações, como por exemplo, retentores, juntas e guarda-pós.

 

O que ocorre é que neste quadro extremo de calamidade, a força e pressão da água, pode sobrecarregar estes componentes e a contaminação pode infiltrar para dentro destes componentes.

 

Sendo assim, é mais prudente que se realize a inspeção e troca dos componentes que foram afetados por contaminação.

 

Trocar todos os fluídos refrigerantes e de freio, lubrificantes do motor e direção, filtros e o combustível do tanque, é obrigatório. Todos estarão contaminados.

 

Lembre-se que nos veículos não existe um disjuntor – como aqueles do quadro de energia das residências - que em caso de uma sobrecarga, desligará os sistemas.

Em tese, a maioria dos gerenciadores equipados nos veículos, permanecem energizados e devem passar por rigorosa inspeção e limpeza, antes se serem colocados em funcionamento. Isso é trabalho para profissional especialista.

 

2 – Para cada categoria, é necessário um procedimento diferente?

 

Quem possui modelos mais populares, tem a seu favor o fato de que o procedimento de recuperação é mais simples e rápido.

 

Estes veículos não possuem a mesma quantidade de gerenciadores dos veículos do seguimento premium, mas cuidado para aqueles modelos com direção assistida por coluna elétrica. O motor da coluna precisará ser inspecionado para garantir a segura condução do veículo.

 

Uma desmontagem interna, limpeza geral e substituição dos fluídos refrigerantes e de freio, lubrificantes do motor e direção, filtros e o combustível do tanque, também é obrigatório.

 

Já os modelos do seguimento “premium”, por exemplo, possuem vários gerenciamentos que controlam itens específicos.

 

Relacionamos alguns exemplos para seu conhecimento:

 

Módulo de gerenciamento do motor: responsável por todo funcionamento e regulação dos componentes do motor.

Módulo do câmbio automático: responsável por todo gerenciamento do câmbio, passagem das marchas etc.

Módulo da direção assistida: é o componente que vai controlar o motor que auxilia nos movimentos da direção.

Módulo de Carroceria: pode ser responsável por itens como abertura e fechamento de vidros, travamento de portas e porta-malas, limpadores de para-brisas etc.

Módulo de Som: geralmente interliga o sistema de som, com sistema de viva-voz do telefone, mais sistema de controle de câmera de ré etc.

Módulo de Air Bag: comanda todo sistema múltiplo de segurança do airbag e esse caso em especial, tratamos de funcionamento de componentes que vão necessitar de algum agente pirotécnico para seu funcionamento. Se a “pólvora” estiver molhada, não vai acionar o dispositivo.

Módulo do ABS: é aquele que controla o sistema de freios evitando o bloqueio das rodas.

Módulo de luzes: este em muitos casos fica interligado ao painel do veículo e controla todo o sistema de forma integrada.

Módulo do ar-condicionado: responsável pelo controle e distribuição do ar no interior do veículo.

 

Só aí, nestes 9 exemplos, podemos perceber que uma tecnologia embarcada é comandada por vários controladores e que todos merecem atenção especial em manutenções deste tipo.

 

É trabalho para profissional especialista.

 

3 – Bancos e carpetes, será que vão ficar com cheiro ruim?

 

Não tenha pressa em retirar seu carro do serviço.

 

Muitas vezes será necessário repetir operações com a lavagem dos tecidos de bancos e carpetes, para evitar o mau cheiro.

O profissional técnico lhe orientará corretamente.

 

4 – Painel de instrumentos e forro do teto têm salvação?

 

Sim, o material destes componentes pode ser lavado e recuperado, mas é importante que sejam removidos para que a limpeza seja a mais criteriosa possível, evitando sequelas futuras.

 

5 – Depois disso tudo, será que meu carro vai enferrujar mais rápido?

 

Se o serviço for realizado levando em conta os critérios de desmontagem e limpeza citados acima, provavelmente não haverá prejuízo de corrosão a curto prazo.

 

As pinturas genuínas são realizadas com altos padrões de proteção à corrosão.

 

6 – Pneus e rodas devem ser revisados?

 

Sim, precisam passar por revisão de balanceamento e verificação das válvulas.

 

Esses itens podem causar surpresas futuras indesejáveis.

 

7 – Será que vou gastar muito para deixar o meu carro bom novamente?

 

Esse serviço é bem extenso e necessita de várias horas de trabalho do profissional.

 

Você deve solicitar um orçamento prévio e fazer uma analogia que seu veículo estará passando por um grande plano de revisão e manutenção e se você não possui seguro, poderá ser a melhor alternativa para recuperar o seu bem.

 

Se o valor do reparo ficar maior que o valor de mercado do seu veículo, avalie se vale a pena.

 

Essas dicas sugeridas por nossa equipe técnica servem como orientação.

 

Caso seu veículo possua seguro com cláusula – inundação – inclusa  na apólice, converse com seu corretor para saber qual será o melhor procedimento.